segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ceperj reaplica teste de aptidão física para 298 candidatas

Todas devem chegar ao Centro da PM, em Sulacap, com 30 minutos de antecedência

Começa às 7h deste domingo (22/07) a reaplicação da prova de capacidade física para as 298 candidatas ao cargo de Inspetor de Segurança do concurso promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), consideradas inaptas nos testes realizados em 23 de junho. Devido à ocorrência de fatos imprevistos que podem, em tese, ter comprometido o desempenho dessas mulheres e para garantir o princípio constitucional da isonomia, a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) as reconvocou para que possam repetir os exercícios em que não atingiram os índices mínimos exigidos. 

A prova de capacidade física – que corresponde à segunda das quatro fases da primeira etapa deste concurso público - será realizada no mesmo local, ou seja, no Centro de Saúde Física, Mental e Desporto da Polícia Militar, na Avenida Marechal Fontenele, 2.906, em Sulacap. As candidatas reconvocadas farão os testes em grupos, em diversos horários, começando às 7h e terminando às 15h. O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago, lembra que todas deverão chegar ao CSFMD 30 minutos antes do horário estabelecido no edital de convocação, munidas do cartão de confirmação de inscrição (CCI), da carteira de identidade original, levando roupa apropriada para os exercícios.

A prova de capacidade física consistirá nos seguintes testes: flexão de antebraço, abdominal (remador), salto em altura, corrida de velocidade (100 metros) e corrida de resistência (dois mil metros em 12 minutos). Será considerada apta a candidata que atingir, em todos os exercícios, os índices mínimos estabelecidos, caso contrário será considerada inapta e, consequentemente, estará eliminada do concurso público. Os índices mínimos estabelecidos para cada exercício, o tempo para execução e o número de tentativas permitidas estão registrados em edital. Com exceção do salto em altura, que permitirá à candidata três tentativas, os outros testes terão de ser executados em apenas uma vez.

Vale lembrar que as candidatas reconvocadas realizarão somente os exercícios em que foram consideradas inaptas, significando que algumas terão de repetir os cinco e outras farão apenas um. Vale lembrar também que os casos de alteração psicológica e/ou fisiológica temporários (estados menstruais, gravidez, indisposições, cãibras, contusões, luxações, fraturas, etc.) que impossibilitem a realização dos testes ou diminuam a capacidade física das candidatas não serão levados em consideração, não sendo concedido qualquer tratamento diferenciado, nem segunda chamada.

Este concurso público da Seap atraiu 65.846 candidatos interessados nas 800 vagas, divididas em 640 para homens e 160 para mulheres, com vencimentos de R$ 3.201,41 e jornada de 24 horas de trabalho por 72 de folga.  No total, foram convocados para o exame físico 2.679 candidatos aprovados na prova escrita de conhecimentos, aplicada em 6 de maio, por ordem de classificação, observado o limite máximo dos 1.920 primeiros classificados do sexo masculino e das 480 primeiras candidatas classificadas do sexo feminino. Mas como houve empate com o último classificado, foram chamados todos que obtiveram a mesma nota, como estabelece o edital de abertura do concurso. Dos 2.679 candidatos convocados, 2.164 são homens e 515, mulheres.

Os testes de aptidão visam à avaliação do nível de condicionamento físico dos candidatos, de modo a aproveitar todos aqueles que, atendendo aos índices mínimos exigidos, apresentem, pelo menos, uma capacitação que lhes possibilite suportar os treinamentos a que serão submetidos durante o curso de formação profissional, cujo objetivo é prepará-los para todas as tarefas inerentes ao cargo de Inspetor de Segurança e Administração Penitenciária – Classe III.



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário